Recursos Humanos


Para a Girassol Agrícola, o conceito de administração de recursos humanos parte do principio de que o quadro de pessoal é um componente fundamental para que a empresa atinja seus objetivos de maneira eficiente e integrada.

Para tanto, a empresa busca organizar e integrar ações voltadas para a obtenção, preservação e desenvolvimento dos seus recursos humanos, promovendo a reflexão institucional sobre os melhores meios para a condução dessas ações, operacionalizando esforços capazes de sustentar o atendimento dos requisitos legais e direcionar a aplicação eficaz desses recursos aos objetivos da organização.

Além disso, proporciona condições de trabalho seguras e saudáveis aos seus funcionários e apoio às suas famílias, fomentando o desenvolvimento sócio-cultural e profissional.


1.1 – Apresentação pessoal

A Girassol Agrícola disponibiliza gratuitamente, para todos os colaboradores, crachás de identificação e uniformes. Utilize diariamente seu uniforme. Cuide dele. Mantenha seu crachá bem visível, de modo que facilite sua identificação.


1.2 – Cartão ponto e Horário de trabalho

A Girassol mantém o controle eletrônico do ponto. O apontamento deve ser feito pelo próprio colaborador, que deve registrar a jornada efetivamente trabalhada. O horário de trabalho é estabelecido de acordo com as conveniências de cada departamento, podendo ser alterado, sempre que necessário. Na necessidade de se realizar trabalho extraordinário, o mesmo deverá ser previamente comunicado e autorizado por escrito.


1.3 – Remuneração

O pagamento do salário é feito até o quinto dia útil de cada mês, em cheque ou depósito em conta corrente ou poupança. A conta bancária é a forma mais segura e ágil de recebimento. Abra a sua.


2.1 – Uso de Equipamentos de Proteção Individual – EPIA

Girassol Agrícola fornece todo o material necessário à segurança do colaborador, pois zela pela sua integridade. Em contrapartida, o colaborador tem o dever de usá-lo e preservá-lo, conforme instruções de segurança.


2.2 – Ambiente de trabalho saudável

O monitoramento dos ambientes de trabalho é realizado em todas as áreas onde existam agentes com potencial de oferecer riscos à saúde, complementado pelo Programa de Controle Médico e Saúde Ocupacional (PCMSO). A Girassol Agricola dedica atenção especial a estas questões, investindo prioritariamente no controle, prevenção e, sempre que possível, na eliminação das fontes de riscos potenciais. Para mantermos o ambiente de trabalho saudável, além deste monitoramento, pedimos a colaboração de todos para não fumarem nas dependências da empresa. Além de não ser um hábito saudável, a faísca do cigarro pode ser muito perigosa em certos setores como a Algodoeira, Unidade de Beneficiamento de Sementes – UBS e na colheita do algodão.


2.3 – Comissão Interna de Prevenção de Acidentes – CIPA

A CIPA, formada por representantes dos colaboradores, eleitos anualmente, e por representantes indicados pela empresa, tem como objetivos: a) observar e relatar riscos de acidentes tanto em áreas administrativas, quanto nas produtivas; b) participar na investigação e análise dos acidentes e quase-acidentes ocorridos, identificando suas causas e propondo medidas preventivas e corretivas; c) transmitir conhecimentos de segurança aos demais colegas; d) tomar medidas que objetivem a conscientização para a prevenção.


2.4 – Brigada de Emergência

A Brigada de Emergência da Girassol é composta por colaboradores voluntários que são treinados anualmente pela equipe de Corpo de Bombeiros para ajudar nas mais diferentes situações de emergência. Conheça o Plano de Rota de Fuga, que está afixado no refeitório e no cartão ponto.


2.5 – Acidente de Trabalho

De acordo com a legislação, todo acidente de trabalho deve ser imediatamente comunicado à empresa (Setor de Saúde e Segurança) pelo acidentado ou por qualquer pessoa que dele tiver conhecimento. Este comunicado servirá para o preenchimento da documentação legal exigida e para avaliar as medidas a serem tomadas no sentido de se evitar nova ocorrência.


2.6 – Instituto Algodão Social

A Girassol Agrícola faz parte do Instituto Algodão Social. Isto quer dizer que ela é auditada todos os anos pela Associação Brasileira de Normas Técnicas – ABNT, para verificar se a produção de algodão é feita de forma socialmente correta, livre de trabalho infantil e livre de trabalho escravo.


3.1 – Assistência Odontológica e Médica

Para a prestação de serviços odontológicos, médicos, cirúrgicos e hospitalares, a Girassol Agrícola trabalha em parceria com empresas especializadas para atendimento aos colaboradores e seus dependentes.


3.2 – Seguro de Vida em grupo

A Girassol Agrícola mantém apólice de seguro de vida com cobertura para morte natural e acidental e invalidez por acidente ou doença para os colaboradores e cônjuges até os 60 anos e filhos de até 21 anos. Este custo é de inteira responsabilidade da empresa.


3.3 – Adiantamento de Salário

A Girassol Agrícola estabelece, para todas as unidades, condições definidas para a concessão de Adiantamento Salarial (Vale) para seus funcionários. Primordialmente, o adiantamento de salário é concedido para atender casos relacionados a despesas comprovadas com saúde e excepcionalmente, poderá ser concedido por outro motivo, após análise criteriosa.

3.4 – Alimentação

As fazendas possuem cantinas próprias ou terceirizadas, atendidas por empresas especializadas, que garantem o fornecimento de refeições de qualidade a custo simbólico para o colaborador. O horário de funcionamento está afixado no interior de cada refeitório.

3.5 – Moradia

Durante a vigência do contrato de trabalho, a empresa disponibiliza nas fazendas alojamentos e residências, para todos os colaboradores. Neste benefício, estão inclusas despesas como água e luz. As regras de utilização encontram-se disponíveis no Departamento de Pessoal de cada fazenda.


3.6 – Auxílio Educação

A Girassol Agrícola proporciona a todos os colaboradores que procuram seu desenvolvimento na área em que atuam, um auxílio de 50% nas mensalidades de graduação e pós-graduação.