GESTÃO AMBIENTAL

 
Com ética e a contínua superação de suas metas, a Girassol Agrícola tem seu crescimento embasado, entre outros preceitos, no comprometimento e na Responsabilidade Ambiental. Os resultados alcançados demonstram que sua Gestão é conseqüência de uma liderança, que sempre colocou a Girassol Agrícola um passo à frente no mercado, criando novas estruturas, mudando processos e investindo em tecnologia e preservação.

A Girassol Agrícola busca incessantemente se superar, evoluindo constantemente, aliando a oferta do melhor produto à sustentabilidade ambiental de sua produção e das atividades desenvolvidas. Buscando legitimar esta sustentabilidade, a Girassol está empenhada na obtenção da certificação de sua Gestão Ambiental através da ISO 14001. Tal Certificação é de fundamental importância na medida em que a Girassol é um exemplo do comprometimento dos produtores rurais com as questões
ambientais, tendo a consciência global de que o Meio Ambiente é um bem de interesse público.

Neste âmbito, surge a preocupação da utilização dos recursos naturais de forma racional, e a importância da Gestão Integrada. Visando a regularização de toda sua cadeia produtiva, a Girassol Agrícola está finalizando os processos de Georreferenciamento de todas suas propriedades junto ao INCRA, bem como o Licenciamento Ambiental junto à SEMA, conjuntamente com o Licenciamento das Atividades desenvolvidas, que vão desde o Licenciamento de Poços Tubulares, Pátios de Descontaminação de Agrotóxicos, Depósito de Defensivos, Armazéns, Algodoeiras, Unidades de Beneficiamento de Sementes, até o Licenciamento da destinação final dos Resíduos provenientes da Produção.

A Gestão Ambiental visa integrar a produção com a conservação, ordenando as atividades para que estas originem o menor impacto possível, preservando o meio ambiente. Esta Gestão vai desde a escolha das melhores técnicas de utilização dos recursos naturais até o cumprimento da legislação e a alocação correta de recursos humanos e financeiros, assegurando o meio ambiente saudável para as gerações futuras.

O comprometimento da Girassol Agrícola com o meio ambiente fica evidente diante das suas ações nos últimos anos. A empresa está constantemente buscando a melhoria da Gestão Ambiental de suas Propriedades, seja no âmbito da preservação e recuperação de áreas degradadas, ou por medidas que visam fornecer melhores condições de vida e trabalho para seus colaboradores.

Vejamos alguns dos avanços e melhorias Ambientais já alcançadas pela Girassol Agrícola:

  • Abandono e recuperação das áreas de APP que eram utilizadas para a atividade agropecuária.
  • Plantio de mais de 20 mil mudas em Áreas de Preservação Permanente (APP).
  • Cadastro Ambiental Rural (CAR) de suas propriedades junto à SEMA através do MT – Legal.
  • Regularização da Licença Ambiental Única (LAU) de suas Propriedades.
  • Regularização/Licenciamento de todas as Atividades passíveis de Licenças específicas: Armazéns, Algodoeiras, Unidades de Beneficiamento de Sementes, entre outras.
  • Destinamento final adequado dos resíduos junto às empresas credenciadas e licenciadas pela SEMA/IBAMA.
  • Separação Seletiva de Resíduos/Lixo.
  • Tratamento/descontaminação de efluentes de todos os processos produtivos.
  • Erradicação do consumo de matéria-prima Florestal oriunda de Florestas Nativas.
  • Monitoramento contínuo e análise de potabilidade da água em suas propriedades.
  • Adoção de medidas de conservação do solo em 100% de sua área plantada, evitando sua degradação.
  • Coibição/Proibição da caça e da pesca predatória.
  • Sinalização das áreas de recuperação e preservação ambiental visando à orientação e conscientização.
  • Conscientização e envolvimento contínuo dos colaboradores com a Gestão Ambiental.

A Girassol Agrícola vem caminhando a frente de outras empresas do ramo, pois não busca somente atender as exigências legais no tocante ao meio ambiente, visa também ser uma organização líder em produtividade, rentabilidade e sustentabilidade. As melhorias ambientais já alcançadas pela Girassol Agrícola são um grande passo na caminhada em busca da Certificação Ambiental da empresa, dando destaque para o seu comprometimento com o Meio Ambiente, firmando sua vocação de Produzir com Excelência e Responsabilidade e, finalmente, mostrando que é possível preservar, produzir e evoluir aliando Viabilidade Econômica e Responsabilidade Ambiental.