A Girassol domina todos os processos desde a produção até a comercialização do algodão. Iniciando na produção de sementes, plantio, colheita, beneficiamento, armazenagem e transporte até os portos ou indústrias de fiação nacional.

A empresa possui moderno parque de máquinas e implementos agrícolas, além de 3 plantas de beneficiamento (Algodoeiras) no MT nos municípios de Pedra Preta (Serra da Petrovina), Dom Aquino e Santo Antônio do Leverger.

Pluma de Algodão: Qualidade reconhecida no mercado internacional. A empresa produz pluma do Tipo 31 (Middling), Tipo 21 (Strict Middling) e Tipo 11 (Good Middling), conforme os padrões de classificação internacional da United States Standards for the Color Grade of American Upland Cotton.
A Classificação HVI (High Volume Instrument) é efetuada no laboratório da BM&FBOVESPA, que verifica características de finura, maturidade, resistência e comprimento das fibras de acordo com as mais exigentes normas técnicas internacionais.
Os fardos são identificados através do SAI, “sistema ABRAPA de Identificação dos Fardos de Algodão”, por meio de etiquetas com código de barras, com rastreamento global.

Caroço de Algodão: Vendido tanto para indústrias nacionais, como insumo para a produção de óleo, biodiesel e ração animal, como também diretamente para pecuaristas que o utilizam como ração para alimentação do rebanho bovino de corte e leite.

Fibrilha: Comercializada em indústrias de confecção de tecidos rústicos, tais como sacaria.

A Girassol faz parte do Instituto Algodão Social (IAS), uma instituição que fomenta o desenvolvimento dos princípios da responsabilidade empresarial social, congregando o produtor rural do setor algodoeiro em torno de objetivos comuns como a regularização das relações do trabalho, a gestão ambiental e a busca da certificação de seus produtos para a correta adequação às novas exigências do comércio interno e internacional.

Adesão BCI (BETTER COTTON INITIATIVE)

Comunicamos que a partir desta safra (2012/2013) a GIRASSOL AGRICOLA LTDA, da produção até o beneficiamento da cultura do algodão, tendo cumprindo os critérios e requisitos para adesão ao sistema BETTER COTTON, encontra-se devidamente credenciada e apta para atender a demanda de nossos clientes que buscam um produto diferenciado, produzido com sustentabilidade (principalmente social, ambiental e econômico), para atender toda a cadeia têxtil e seus subprodutos.

Selo BCI