Há de 40 anos no mercado, a Girassol Agrícola iniciou suas atividades em 1982 no Estado do Mato Grosso, na região da Serra da Petrovina. Consolidada como uma das melhores e mais produtivas do agronegócio brasileiro, atualmente, as principais atividades do grupo concentram-se na produção e comercialização de sementes, soja, milho, algodão e reflorestamento de eucalipto, utilizando alta tecnologia de produção e máquinas de última geração, possui quatro Unidades de Produção no MT nos municípios de Pedra Preta (Serra da Petrovina), Santo Antônio do Leverger, Torixoréu e Aripuanã além de duas unidades de produção terceirizadas nos estados de Goiás e Bahia.
Para a Girassol Agrícola, o conceito de administração de recursos humanos parte do principio de que "Pessoas" é o componente fundamental para que a empresa atinja seus objetivos de maneira eficiente e integrada.
Gilberto Flávio Goellner nasceu em 19 de fevereiro de 1947, no município de Não-Me-Toque, estado do Rio Grande do Sul. Filho dos agricultores Werner Hugo Goellner e Sybilla Goellner formou-se em engenharia agronômica pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).
Em 1970, após a conclusão do curso de graduação, retornou à sua cidade natal para trabalhar com serviços de crédito rural e assistência técnica para pequenos agricultores na Cooperativa Tritícola e de Soja (Cotrijal). Sete anos depois, Goellner, adquiriu em Patrocínio (MG), uma pequena propriedade rural, onde se instalou e passou a cultivar soja, milho e café.
Atraído pelas oportunidades oferecidas pelo estado do Mato Grosso para abrir novas fronteiras agrícolas, transferiu-se, em 1982, para a Serra da Petrovina, localizada no município de Pedra Preta, como arrendatário e proprietário de uma pequena área de 300 hectares. Nasceu, então, a empresa Girassol, que iniciou suas atividades com o cultivo de soja e milho, sendo pioneira na produção de sementes de soja no estado. Na seqüência dos anos, plantou café irrigado e em 1997 introduziu o algodão em suas atividades.
Classista deste o período acadêmico por participar dos grêmios estudantis, foi parte fundamental na criação das instituições de classe e ocupou cargos que contribuíram para o desenvolvimento da agricultura no estado do Mato Grosso, conforme segue abaixo.
Acompanhando o crescimento do mercado, a empresa ampliou suas áreas produtivas para os municípios de Santo Antônio do Leverger, Torixoréu e Dom Aquino e passou também a atuar na produção de semente de algodão, serviços de armazenagem, reflorestamento e pecuária de cria, recria e engorda.
Em 2008, Gilberto Goellner tornou-se Senador da República pelo estado do Mato Grosso e demonstrou que além de produtor e empresário de sucesso, foi também um parlamentar de notória atuação, conciliando o desenvolvimento econômico do Estado com a difusão de novas práticas de sustentabilidade ambiental e social.
Sementes de soja e algodão desenvolvidas com as melhores tecnologias disponíveis no mercado, resultado das parcerias com a Brasmax, DonMario, Monsoy e TMG.